Quando o assunto é descompactar ou compactar, Winrar é um dos utilitários mais lembrado pelos usuários do Windows. Além de possuir um formato de compressão própria e extremamente difundida na internet (RAR), ele consegue descompactar arquivos em formatos também populares como ZIP, TAR, GZ, BZ2 e ISO.
A interface de navegação segue a mesma simplicidade encontrada no Windows Explorer, ou seja, a dificuldade para utilizá-lo é praticamente zero. Em todo o caso, se você sentir dificuldade para interagir com o programa, basta ler os tutoriais de como utilizá-lo que o próprio software oferece. Simples e prático.
Outros recursos úteis
- Configure senhas ao compactar e fique seguro porque seus documentos não poderão ser acessados por nenhum desconhecido;
- Se o problema é um possível vírus vindo com algum arquivo da internet, não se preocupe, pois o Winrar trabalha em conjunto com seu antivírus na hora de descompactá-lo;
- Ferramenta que tenta recuperar arquivos corrompidos, que apresentam problemas de descompactação.
Winrar é realmente um excelente software naquilo que se propõe a fazer. Apesar de não ser o que possui a melhor taxa de compressão (perde para formatos como 7z, por exemplo) é um dos mais populares e fáceis de interagir. Não o deixe fora da sua lista de softwares. Ele é essencial!
Saiba mais sobre a versão 4
O utilitário de compressão abandona as edições mais antigas do Windows, passando a atender apenas os sistemas lançados a partir da versão 2000. Além disso, o beta demonstra um aumento de velocidade de até 30% na velocidade da descompressão em relação ao seu antecessor.